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TV Pública argentina está em 5º lugar de audiência

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Por Lorena Forti 

A principal instituição responsável por medir a audiência de TVs e rádios na Argentina é a multinacional Ibope Media. Em abril de 2011, o governo federal argentino decidiu coletar e divulgar por meio da Autoridade Federal de Serviços de Comunicação Audiovisual – AFSCA um índice próprio de audiência na TV. Até o momento, porém, nenhuma medição de audiência foi divulgada no endereço oficial da AFSCA.

Medições de audiência disponibilizadas ao público pela multinacional Ibope Media têm mostrado que a TV Pública — canal de TV de maior audiência entre os meios públicos argentinos —, costuma manter-se, faz tempo, em 5o lugar nos comparativos de audiência diária e mensal, assim como no comparativo entre as audiências dos programas mais vistos de cada canal. O que tem feito a TV Pública, eventualmente, subir de posição nos comparativos é a exibição, pelo canal, de torneios de futebol.

Em quadro divulgado no Brasil pelo jornal Valor Econômico, a TV Pública teve 2,9% da audiência no período de janeiro a outubro de 2009, ocupando o 5o lugar no ranking dos canais de TV aberta no país, atrás das TVs comerciais El Trece (10,1%); Telefé (9,9%); Canal 9 (5,1%); e América (4,6%).

No ranking diário de audiência dos canais de TV, no site oficial do Ibope Media –Argentina, entre 19 de maio e 17 de junho deste ano (30 dias), a TV Pública manteve-se 20 dias na 5a colocação (66% do período); 6 dias (20%), na 3a; 2 dias (6,7%), na 2a; e mais 2 dias, em 1o lugar. O aumento na audiência da TV Pública deveu-se em todos os casos à exibição de torneios de futebol. As disputas que atingiram o 1o lugar entre os programas, e renderam as primeiras colocações na comparação da audiência diária para o canal foram:

Data

1o lugar de audiência entre todos os programas da televisão aberta 

Percentagem de audiência da partida (programa)

Colocação alcançada no dia pela TV Pública

02 de junho de 2012

Copa Argentina

26,5%

1o lugar 

10 de junho de 2012

Torneo Nacional B

24,3%

2o lugar 

17 de junho de 2012

Torneo Clausura

23,7%

2o lugar 

09 de junho de 2012

Amistoso               Brasil X Argentina

22,2%

1o lugar 

Segundo informa ainda o site do Ibope Media –Argentina, no ranking mensal de junho até o momento (dia 18 do mês), a TV Pública ocupa a 5a colocação, com 4% da audiência. À frente dela, estão: Telefé (11,8%), El Trece (10,6%), América e Canal 9 (com 4,6%, cada um).

No television.com.ar, outro instituto que mede a recepção dos canais de TV na Argentina, de 01 janeiro até agora (20 de junho), a liderança na audiência mensal variou pouco, e sempre entre cinco canais: El Trece, Telefé, Canal 9, América e TV Pública (não necessariamente nessa ordem). No referido período, a TV Pública manteve-se em 5o lugar em quase todos os meses — a exceção foi fevereiro, quando o canal alcançou a 3a colocação. Em 1o e 2o lugares, respectivamente, mantiveram-se por todo o tempo: Telefé e El Trece.

 

janeiro

fevereiro

março

abril

maio

junho

1o lugar

Telefé (9,0)

Telefé (11,0)

Telefé (11,7)

Telefé (12,0)

Telefé (12,5)

Telefé (11,8)

2o lugar

El Trece (8,5)

El Trece (10,4)

El Trece (9,1)

El Trece (9,6)

El Trece (11,2)

El Trece (10,6)

3o lugar

Canal 9 (4,1)

TV Pública (4,0)

Canal 9 (4,8)

Canal 9 (4,6)

América (4,8)

América (4,6)

4o lugar

América (3,7)

América (3,7)

América (4,1)

América (4,3)

Canal 9 (4,8)

Canal 9 (4,6)

5o lugar

TV Pública (1,4)

Canal 9 (3,7)

TV Pública (2,5)

TV Pública (2,9)

TV Pública (3,1)

TV Pública 4,0

 

Estudo de 2007, disponibilizado no endereço eletrônico oficial da AFSCA, intitulado Encuesta sobre TV, confirma a preferência do público argentino pelos canais Telefé (26,1%), El Trece (19,8%) e TV Pública (7,2%). O mesmo levantamento mostra que três faixas etárias (crianças, adolescentes e adultos) preferem a programação dos canais Telefé (em 10 lugar) e El Trece (em 20 lugar). Preferência das crianças: Telefé (50,8%) e El Trece (20,6%); dos adolescentes: Telefé (40,1%) e El Trece (26,7%); e, dos adultos: Telefé (20,8%) e El Trece (18,8%).

O estudo também categoriza os aspectos positivos e negativos da TV argentina. Os primeiros lugares entre os aspectos positivos são: “entretém/ diverte/ distrai” (34,9%); “mantém informado” (32,1%); e “educa/ ensina” (9,6%). E entre os aspectos negativos: “não protege as crianças” (14,9%); “não respeita os horários de programação” (14,6%); e “falta de criatividade/ vulgaridade/ mediocridade” (14,4%). Realizada pelo terceiro ano consecutivo, a pesquisa foi feita durante a 33a Feira do Livro da Cidade de Buenos Aires, e teve por objetivo conhecer os hábitos de consumo de televisão dos frequentadores da Feira.

Quanto à audiência das emissoras de rádio, o Ibope Media-Argentina apresenta a medição de audiência em três categorias: rating, reach e share. Rating (audiência média): corresponde à média aritmética dos percentuais de tempo dispensados por cada um dos ouvintes/telespectadores a determinado sinal, tendo em conta um intervalo de exibição (auditiva ou audiovisual) determinado. Reach (“alcance” ou a audiência “acumulada”): corresponde à soma do número de pessoas expostas, ao menos uma vez, a determinado sinal, em determinado intervalo de tempo. Share (“fatia” ou audiência “comparada”): corresponde à percentagem de audiência de um sinal relativamente à audiência do total de emissoras, tendo em conta um mesmo período. A soma das percentagens é sempre igual a 100%. Tendo em conta o share (fatia de audiência) no período de fevereiro a abril deste ano, a Rádio Nacional obteve 1,99% (15a colocação no ranking), enquanto dois de seus três sinais segmentados — Nacional Folklórica (98,7 FM) e Nacional Clásica (96,7 FM) — obtiveram 0,8% (19a) e 0,4% (24a), respectivamente. A Nacional Rock (93,7 FM), terceiro segmento da Radio Nacional, não obteve pontuação no quadro apresentado, enquanto a rádio com o maior percentual de audiência, a Rádio 10 (AM 710), obteve 10,33% de audiência (share) na pesquisa.

 

Publicado en: 20/06/2012.

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