• Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Participação do cidadão e atuação parlamentar: o caso do Serviço 0800 do Senado Federal

Autor: Márcia Yukiko Matsuuchi Duarte

Año: 2003

Institución: Universidade de Brasília -Faculdade de Comunicação -Programa de Pós-Graduação em Comunicação - Mestrado

Este estudo analisa o uso político pelos Senadores da República do Brasil, das opiniões, críticas e sugestões enviadas pelo cidadão por meio do Serviço 0800 – A voz do Cidadão do Senado Federal. O objetivo é identificar se a existência desse canal de comunicação propicia uma comunicação dialógica entre representantes e representados, contribuindo para a (re) adequação das práticas políticas, fomentando a participação do cidadão nos processos de discussão e deliberação das questões públicas, e por conseqüência, fortalecendo a prática democrática.

A pesquisa empírica exploratória utilizou como estratégia o método qualitativo, por meio do exame de documentos referentes ao assunto e entrevistas semi-estruturadas. A coleta de dados baseou-se na identificação do processo que envolve recebimento, seleção e uso da informação pelo Gabinete Parlamentar.

A identificação de um complexo sistema para o tratamento das mensagens enviadas pelo cidadão, a presença de gatekeepers nesse processo e a existência de modelos próprios de fluxos da informação são algumas das descobertas deste trabalho, que procurou contribuir para os estudos da área de Comunicação Política no Brasil.

Haga clic aquí para ver el trabajo 

VER MÁS

COMPARTIR


TVs e Radios