• Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Banco de Projetos para produção audiovisual da EBC está com inscrições abertas

Brasil -estão abertas as inscrições para os projetos da edição 2014/2015. Os produtores independentes devem criar um login e senha no sistema online para cadastro de propostas, inserir os dados nos campos de identificação solicitados e submeter um arquivo em “.pdf” contendo as informações requeridas para análise de proposta.

O Banco de Projetos 2014/2015 da EBC ficará aberto até o dia 31 de dezembro de 2014, quando será encerrado para o início do processo de avaliação das propostas cadastradas. O resultado da seleção 2014/2015 será divulgado ainda no primeiro semestre de 2015. Entre os critérios 2014/2015 foram acrescentados aos já utilizados na avaliação da seleção anterior os focos temáticos Olimpíada e Paralimpíada.

O Banco de Projetos é um sistema online para o cadastro de propostas de conteúdos audiovisuais, radiofônicas ou multimídia para as plataformas da EBC. É uma forma simples e democrática de poder investir na produção independente para a realização de conteúdos artísticos, educativos, culturais ou jornalísticos a serem vinculados na TV Brasil, da TV Brasil Internacional, TV Brasil Web, Rede Nacional de Comunicação Pública – RNCP, Portal EBC e Sistema Público de Rádios.

Podem cadastrar projetos as pessoas jurídicas de direito privado, com ou sem fins lucrativos; as pessoas jurídicas de direito público; e as pessoas físicas ou jurídicas identificadas como produtoras independentes. Serão aceitas propostas para coprodução de obras audiovisuais, radiofônicas e/ou interativas digitais multimídia. As propostas serão avaliadas pelas áreas internas da EBC e encaminhadas para análise de deliberação do Comitê de Programação e Rede da EBC. 
 

Para inscrever projetos na edição 2014/2015 do Banco de Projetos, os produtores independentes devem criar um login e senha no sistema online para o cadastro de propostas, inserir os dados nos campos de identificação solicitados e submeter um arquivo em .pdf contendo as informações solicitadas para análise da proposta.

As propostas serão avaliadas seguindo os seguintes critérios:

Critério

Descrição

Missão

avaliar pertinência do projeto com os objetivos elencados no § 3º da Lei 11.652/08.

Custo-Benefício/Modelo de negócios

avaliar as vantagens patrimoniais, de exibição e comerciais da proposta a partir do custo.

Convergência com outros meios e plataformas

avaliar recursos multimídia e possibilidades multiplataforma incluídos no projeto

Priorização de animações seriadas, séries documentais, dramatúrgicas e show de realidade

avaliar o gênero da obra, a partir da priorização de obras de animação, documentais, dramatúrgicas e shows de realidade.

Obras independentes (Produtora independente com 51% do patrimônio)

avaliar o caráter independente da proposta, atentando para a proporcionalidade do investimento e da participação patrimonial.

Foco temático: Ecologia e sustentabilidade

privilegiar conteúdos que proponham a integração dos interesses econômicos, sociais e culturais da sociedade à preservação da biodiversidade e dos ecossistemas.

Foco temático: Mobilidade urbana

privilegiar conteúdos que analisem o acesso a diferentes pontos das cidades (incluindo o local de trabalho), aos serviços públicos e ao meio ambiente.

Foco temático: Infantil

privilegiar conteúdos para crianças.

Foco temático: Infanto-juvenil

privilegiar conteúdos para pré-adolescentes e adolescentes.

Foco temático: História do Brasil

privilegiar conteúdos que falem sobre a história do país.

Foco temático: Olimpíada e Paralimpíada

privilegiar conteúdos sobre os dois eventos.

Alinhamento entre proposta, objetivos, orçamento e cronograma

a partir da sinopse dos episódios, avaliar tecnicamente se a proposta tem coerência com os objetivos descritos, adequação e viabilidade financeira e logística.

Ineditismo na grade da TV Brasil e na televisão aberta em geral

avaliar se a proposta, em comparação à própria TV Brasil e outras emissoras abertas, é um produto novo.

Parcerias e outros investidores

avaliar se há parceiros nacionais e internacionais que contribuam para a viabilização e visibilidade do produto no Brasil e no mundo.

Currículo da proponente

avaliar a qualidade de outros trabalhos já realizados pelo proponente.

 

 

Fonte: EBC

Publicado em: 23/07/2014

VER MÁS

COMPARTIR

TVs e Radios